terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Relatório de Ourivesaria

Na 1ª aula estivemos a falar sobre o novo módulo: Ourivesaria, conhecer os novos professores e a falar do trabalho que será posto em práctica nas aulas seguintes.
Depois estivemos a falar sobre as principais características da ourivesaria, suas técnicas..etc.
Esta tecnologia pode-se dividir em 2 grupos:
- Joalharia (pendentes, aneis..)   - Corpo
- Prataria (tipo objecto)   - Espaço
Símbolos: Cu (cobre) e Ag (prata) .
Cu + Zn (zinco) = Liga metálica (latão)
Técnicas:
. Cinzelagem – relevo
Chatelaine – séc. XVIII – XIX – época vitoriana
                        Primeiros porta-chaves
                        Pregadeira com peças penduradas
è Fins utilitários
Serragem – com a serra
Conformação – para dar a forma
Soldadura – para juntar
Anéis ocos – chapas soldadas
Depois estivemos a visionar objectos feitos nos 3 anos na escola. Onde no nosso curso, os trabalhos dos alunos são na maior parte, produzidos com cobre e latão.
Na 2ª parte da aula, estivemos a desenar livremente formas baseadas em peças de ourivesaria, encontradas em livros.


Na 2ª aula estivemos a visionar um powerpoint sobre a Metamorfose da Jóia no Tempo.

Jóia tem como função...
Identificação
Forma de comunicação
Adereço/Adorno

Período Paleolítico è Carácter mágico
             Neolítico è Materiais orgânicos e descoberta do fogo

A pré história acaba com a descoberta dos metais.

Arrecada è Forma muito antiga
Época romana è Uso de pedras

Técnica da filigrana – Em princípio veio do Oriente
Na Idade da Média começa-se a utilizar as pedras preciosas.

Séc. XV – Influência africana e oriental
Mitologia, mar/uso de madrepérola esmalte
èperda do carácter sagrado
Período Barroco – Exagero do elemento vegetal , muito ouro e pedras, forma de laça (coincide com a ida ao Brasil)
Séc.XIX – Muito trabalho artístico, pequenas gravuras pintadas nas obras, revolução industrial è produção em cadeia ; preocupação que uma peça tenha várias funções.
Séc.XX – Arte nova, peças de autor è projecta e cria ; formas orgânicas, importância da temática da obra, alta joalharia e muito uso de pedras.
Anos 60 – formas abstractas/geométrica, peça de autor
Séc.XX – a peça tem uma história, novos materiais, mistura com outras áreas das artes, peça de autor e expressão dos sentimentos do artista.

Na 2ª parte da aula, estivemos a experimentar o material que trouxemos de casa (papel, cartão, plástico, missangas, fita-cola, linhas, esponja, tintas...etc) e fizemos experimentações, objectos.

Nas outras aulas, começámos a desenvolver as nossas 3 peças finais deste módulo, tivemos 3 aulas para as realizar. Eu fiz um anel e 2 pendentes.
Na penúltima aula estivemos a apresentar o nosso trabalho : “Análise de uma Jóia”, onde tínhamos que identificar o seu nome, função, técnicas, dimensões, materiais, data, autor, contexto histórico, conceito, interpretação pessoal e informação sobre o autor.

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