quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Descobrindo a cerâmica - Parte 2

Material Necessário:
-Teque para modelar/teque para escavar
-Faca para cortar/alisar
-Serrilhas
-Rolo de massa
-Garrote (fio) para cortar o barro
-Régua
-Lambugem
-Esponja húmida
-Lixa (se necessário)

Técnicas:
.Lastra- Cortes com o garrote, alisando com o rolo e ir descolando e virando.
.Vasamento ou modelação de um bloco- Cortes com o garrote, fazendo marca e ir modelando a margem com 1cm com o teque de escavar. Usar depois teque de modelar para alisar o interior. Incisões fundas a toda a volta em sentido contrário. No final colocar lambugem e rolos de barro e alisar.
.Bola- Técnica primitiva onde se faz uma bola de massa, polegando, prefurando a bola e pressionando com os outros dedos estreitando as paredes até formar uma taça.
.Rolinhos-Cortes com o garrote, depois fazer lustra, cortar de forma base, construindo rolinhos. Colocar lambugem ao longo da peça e alisar com o teque de modelar.

Modo de Procedimento:
1ª cozedura “Chacota”– feita nos 950º e 1000º , sem cor e sem vidrado.
Os patamares de secagem são 2h a 50º, depois passado essas 2h aumentamos a temperatura para 100º, fazendo esta sequência até aos 250º/350º. Esperar depois que o forno arrefeça (quando estiver nos 150º podemos ir abrindo o forno).
2ª cozedura (para obter cor) – é uma cozedura mais rápida como atinge os 1000º fazendo isso a 30 minutos para os vidrados se uniformizarem . Depois Só apartir dos 560º é que a humidade de existência desaparece no barro.

Tinta de água para ser feita de forma artificial em laboratório. Os óxidos são a forma mais básica de cor, usando em pouca quantidade para não ficar concentrado.
Cores principais:
-Óxido de cobre – verde
-Óxido de ferro – castanho
-Óxido de cobalto – azul
-Óxido de estanho – branco
Majólica : banho de vidrado branco à base de óxido de estanho.

Sem comentários:

Enviar um comentário