domingo, 3 de outubro de 2010

Museu do Azulejo


No passado dia 28 de Setembro fomos com a escola António Arroio ao Museu do Azulejo em Lisboa , dentro da disciplina de Projecto e TecnoloFizemos uma visita guiada onde nos explicaram as várias técnicas e materias utilizados ao longo dos anos no fabrico do azulejo.
Ficámos a conhecer várias técnicas do azulejo :
.Alicatado – As placas cerâmicas são aquecidas através de moldes, ficando com a mesma cor. Um exemplo são as figuras e convite.
.Corda-Seca - Contorna-se a figura com óleo de linhaça para as cores não se misturarem na cozedura depois junt-se óxido para dar o aspecto vidrado.
.Aresta -  Ao contrário da corda-seca, levantam-se arestas na peça com moldes de madeira ou metal, no barro ainda macio.
.Relevo – Para realçar traços, finalizar barrados para fazer o efeito mosaico.
.Faiança - O óxido de chumbo era colocado para o efeito vidrado, e o óxido de estanho impedia a mistura de cores na cozedura, para dar maior liberdade compositiva.
.Enxaquetado - Agrupamento de azulejos a formar uma malha geométrica em xadrez utilizando elementos alternados de cores diferentes.
.Estampilha - Decoração da superície vidrada com trincha através da utilização de uma estampilha, uma peça de metal onde está recortado o motivo decorativo a pintar.
.Arte Nova – Caracterizada pela ondulação e sensibilidade.

No século XVII predominavam as padronagens, algumas de influência de têxteis indianos , depois padrões usados ao longo dos anos como o Padrão das Parras, o Padrão das Camélias - de influência chinesa e o Motivo de Ponta-Diamante - de influência espanhola.
No século XIX começou-se a utilizar a técnica da estampilha e do relevo - este último principalmente no Norte do país, havia uma predominação do uso dos azulejos no exterior dos edifícios.
No final da visita os professores pediram-nos para desenhar/registar uma peça que nos tenha despertado a atenção.

Obra de Eduardo Nery 1938
.Placas Cerâmicas - Barro Moldado, vidrado com aplicação de lustrina.


Sem comentários:

Enviar um comentário